20 dicas práticas de como economizar combustível

Economizar combustível é quase que uma busca incansável de qualquer motorista atualmente. Para te ajudar, preparamos um guia com 20 dicas práticas para você ter um melhor desempenho como motorista e ainda economizar no final do mês.

Afinal, dá mesmo para economizar combustível?

Com certeza! Mas não pense que você vai conseguir economizar combustível buscando apenas o preço mais baixo no posto (aliás, cuidado com isso!). Para garantir mais economia com excelente desempenho do veículo, o motorista deve adotar novos hábitos ao volante.

Seguindo as 20 dicas que preparamos, você vai ver um boa diferença nos gastos com combustível no final do mês!

Veja 20 dicas para economizar combustível

1 – Faça a manutenção do veículo

O primeiro passo para economizar combustível é manter a manutenção do veículo em dia. Além de evitar dores de cabeça com imprevistos, esse cuidado previne que peças defeituosas interfiram no consumo e aumenta a vida útil de todos os componentes.

2 – Dê atenção à qualidade do combustível

No Brasil, não é difícil se deparar com combustível de má qualidade, especialmente por causa de posts que vendem gasolina “batizada”. Por isso, evite abastecer em postos desconhecidos ou com valor muito abaixo da média.

3 – Mantenha o carro sempre alinhado e balanceado

O correto alinhamento e balanceamento do veículo também pode ajudar. Quando há desalinhamento, há uma maior dificuldade para o carro se locomover, aumentando o risco de acidentes e também o consumo de combustível.

4 – Evite o ponto morto

Muitos motoristas optam por andar com o carro no ponto morto em alguns trechos para cortar a injeção de combustível.

Além de ser uma prática que deve ser evitada por questões de segurança, ela não é tão necessária atualmente pois a maioria dos carros atuais contam com injeção eletrônica. Ou seja, mesmo com o carro engatado, o sistema não injeta combustível se não for necessário.

5 – Tire o pé do acelerador

Acelerar muito é um prato cheio para o gasto elevado com o combustível, além de ser perigoso. Isso vale também para ultrapassagens, que exigem uma aceleração muito rápida, mesmo que por um curto período de tempo.

6 – Mantenha os pneus calibrados

Quando os pneus estão descalibrados, há um atrito maior com a via e o consumo de combustível aumenta. Então, siga a pressão indicada pelo fabricante e calibre os pneus pelo menos uma vez a cada 15 dias.

7 – Não exagere no peso

Porta-malas só para viajar! Evite acumular itens desnecessários no compartimento de bagagem ou até mesmo dentro do veículo.

8 – Ande com os vidros fechados

Vidros abertos fazem com o que o carro se arraste com maior dificuldade. Quanto maior for o atrito, mais combustível é consumidor.

9 – Não exagere no ar condicionado

Para muitas pessoas, ligar o ar condicionado ao entrar no carrojá é um hábito automático. Mas você deve prezar pelo consumo consciente, especialmente se quiser economizar combustível. Quando a temperatura estiver suportável, especialmente em trajetos rápidos, prefira não ligar.

10 – Evite freadas bruscas

Frear bruscamente é mais uma atitude que aumenta não só o risco de acidentes como também o consumo de combustível.

11 – Atenção às marchas

Aprender a identificar a melhor hora para trocar de marcha também vai te ajudar na economia de combustível.

12 – Cuidado com as velas gastas

Responsáveis pela ignição da mistura ar e combustível, as velas não podem estar muito gastas, pois acaba influenciando na queima de combustível. E, claro, isso afeta o seu consumo.

13 – Cuide dos filtros

Também é recomendado ficar atento aos filtros de ar, de óleo e de combustível. Quando a troca é negligenciada, o motor precisa se esforçar mais e o consumo de combustível aumenta.

14 – Evite os acessórios desnecessários

Além de aumentar o peso do carro (que, já falamos aqui, não é algo positivo para quem busca economia), exagerar nos acessórios pode aumentar a resistência do ar e prejudicar a aerodinâmica do veículo.

15 – Evite andar na reserva

Além dos riscos de lidar com os efeitos das impurezas do combustível e danificar o motor, andar com o tanque quase vazio aumenta os riscos de um pane seca. No final, a “economia” pode sair mais caro.

16 – Próximo ao semáforo fechado, desacelere

Quando você avisa um semáforo que está perto de fechar, você acelera? Se a resposta for sim, repense se o objetivo é economizar combustível. Nesse tipo de situação, procure tirar o pé do acelerador e aproveite o freio motor para reduzir a velocidade. Na maioria das vezes, o semáforo ficará verde antes mesmo do veículo parar totalmente.

17 – Não se atrase

Quem está sempre atrasado tende a cometer mais erros, como os citados acima, no trânsito e na manutenção do veículo. Portanto, organizar melhor a rotina é uma das formas para economizar mais,

18 – Mantenha uma velocidade constante

Com o trânsito intenso dos grandes centros urbanos, nem sempre é simples manter uma velocidade mas é preciso fazer um esforço. Pelo menos, evitando as freadas e acelerações bruscas, que exigem mais do motor e aumentam o consumo de combustível.

19 – Prefira a gasolina aditivada

Ela não influencia diretamente no consumo, mas mantém o motor limpo e com melhor desempenho por mais tempo. Isso influencia na economia de combustível a médio e longo prazo.

20 – Evite ficar parado com o motor ligado

Existe um mito que é melhor manter o carro ligado do que desligar o motor quando é preciso ficar parado por um tempo, como a espera de um passageiro ou durante uma entrega. Mas isso não economiza combustível, pois a partida equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos.

Chegamos ao final da nossa lista e já deu para perceber que a maneira de dirigir é um dos principais fatores que influenciam na economia de combustível.

 

20 dicas práticas de como economizar combustível