Carro elétrico: vendas em 2022 surpreendem pela variação mundial

Apesar dos carros elétricos estarem se tornando mais populares em todo o mundo, ainda representam uma pequena parte das vendas totais de automóveis leves em todo o mundo. Fatores como o país de origem, o contexto econômico, a renda per capita, a frota atual, a infraestrutura de recarga e até mesmo a disponibilidade de metais para as baterias têm impacto nesse cenário.

Neste artigo, vamos explorar as vendas de carros elétricos em 2022 e analisar como esses elementos podem moldar a evolução desse mercado promissor. Continue a leitura!

Vendas de carros elétricos no mundo em 2022

Antes de nos aprofundarmos nos indicadores que impactam a venda de carros elétricos, vamos conferir estatísticas mundiais de 2022 de acordo com a sua participação em porcentagem no mercado total de veículos leves:

  • China: 23%
  • Reino Unido: 17%
  • Alemanha: 16%
  • França: 14%
  • Suécia: 30%
  • Itália: 3,5%
  • Espanha: 3,5%
  • Polônia: 1,5%

E o Brasil?

O país aparece com 0,4% – com 8. elétricos emplacados em 2022 – 4índice parecido com México (0,3%) e Turquia (0,8%). Parte da explicação está no impacto da renda per capita anual, que gira em torno de US$ 8.000 (R$ 42.000) a US$ 10.000 (R$ 52.000) nesses três países. Uma exceção nesse sentido é a Argentina, que teve 0,1%.

Mas, essa também não é uma regra para países superdesenvolvidos, como o Japão. Terceira maior economia do mundo, o país teve apenas 1% de elétricos no total de carros emplacados em 2022. Nos Estados Unidos, os contrastes surgem entre os estados. Somente na Califórnia, 2022 teve 300.00 carros elétricos vendidos em 2022. Em compensação, 42 estados juntos somaram apenas 50.000.

Expectativa para o futuro do mercado de elétricos

A expectativa é que esses números sofram profundas alterações nos próximos anos, mas não há como precisar a velocidade dessas mudanças. Uma certeza temos: investimentos não estão sendo poupados!

Uma reportagem publicada pela Bloomberg apontou investimentos de US$ 388 bilhões (aproximadamente R$ 2,01 trilhões) pelas montadoras neste segmento em 2022 – 53% a mais em comparação ao ano anterior.

Até o momento, apenas a União Europeia (UE) tem requisitos definidos para a produção e venda de carros elétricos. Depois de longas discussões envolvendo os 27 países da UE, eles concordaram que a partir de 2035 não serão permitidos carros novos com motores a combustão (MCI).

No entanto, foi aberta uma exceção para veículos que utilizem gasolina sintética produzida sem emissão de CO2. Alguns afirmam, no entanto, que ainda haverá mais mudanças antes do prazo final.

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